Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Melhores construções

Segunda, 08 de julho de 2013

Em geral, a humanidade faz coisas melhores agora do que fazia há milhares de anos. Mas há certas coisas que os antigos acertaram, e nós ainda não conseguimos, ou é economicamente inviável. O concreto romano, por exemplo, é muito melhor do que a versão menos resistente usada hoje em dia.

Mas enfim, depois de cerca de 2.000 anos, uma equipe de cientistas – liderada por um brasileiro, o Engenheiro Civil Paulo Monteiro,  graduado na USP e Ph.D. em U.C. Berkeley (EUA). – descobriu a receita do concreto romano.

 

Clique para ampliar
 

Os romanos faziam concreto ao misturar cal e rocha vulcânica. Para estruturas subaquáticas, cal e cinzas vulcânicas eram misturadas para formar argamassa, e esta argamassa com tufo vulcânico [tipo de rocha]. A água do mar provocava imediatamente uma reação química quente. A cal era hidratada – incorporando moléculas de água na sua estrutura – e reagia com as cinzas para cimentar toda a mistura.

Há portos marítimos na Itália feitos de concreto que ainda estão de pé depois de milhares de anos. Enquanto isso, uma estrutura moderna de cimento Portland teria sorte em durar 50 anos quando exposta à água salgada.

 

Construções melhores

Nas últimas décadas, a substituição de materiais nas construções residenciais tem provocado mudanças no estilo de vida dos moradores. Diante dessa percepção foi iniciada, há alguns anos, uma discussão para a criação de uma norma que adequasse alguns itens importantes.

A partir de 19 de julho de 2013, todos os projetos protocolados pelas construtoras nas prefeituras deverão atender 13 exigências da NBR 15575, norma de desempenho para edifícios habitacionais. Os itens estão relacionados à segurança, habitabilidade, sustentabilidade, acústica e outros.

 

Clique para ampliar
 

Essa norma, inclusive, será adotada pela Caixa Econômica para a liberação de novos financiamentos.

 

Clique para ampliar
 

Os ensaios são os primeiros passos para conhecermos efetivamente como as construções brasileiras se comportam em termos acústicos. De qualquer forma essa norma é um marco importante na construção civil, pois até então não haviam parâmetros objetivos a serem seguidos.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA