Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Algas marinhas viram isolamento térmico para construção

Segunda, 03 de junho de 2013

Ao longo do ano, as praias do Mediterrâneo se enchem de pequenas algas marinhas conhecidas como grama de Netuno (Posidonia oceanica). Geralmente elas são consideradas um incômodo, mas isso pode mudar graças a um projeto do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química, da  Alemanha, que está convertendo as algas em isolamento de alta qualidade para construção.

O material natural abundante e renovável possui características que o tornam interesse para a construção: as algas são não-inflamáveis, resistentes ao bolor e podem ser utilizadas como material isolante sem a necessidade de aditivos químicos. Com um teor de sal entre 0,5 e 2%, elas podem ser usadas para produzir um material de isolamento que não vai apodrecer.

 

Clique para ampliar
 

Segundo os pesquisadores, para converter essas bolas de Netuno em isolamento, o processo é simples. Após ser coletado à mão por cooperativas, basicamente é feito uma agitação mecânica para retirada da areia.

Depois de ter sido agitada, as algas são transportadas por uma correia e logo em seguida serão cortadas. No final a alga perde a sua forma de bola e se transforma em fibras que podem ser armazenadas e transportadas em bolsas.

 

Clique para ampliar
 

A grande infeliz curiosidade no Brasil, onde materiais  que simplesmente podem ser coletados na natureza ou subprodutos industriais,  não tem muita vez na obra, e sempre tem a conotação que o resultado serão materiais de baixo desempenho, ou não nobres. Afinal aqui ninguém quer ver “lixo” em sua obra.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA