O mercado de construção civil figurou, nos últimos dez anos, como um dos setores que mais investiram no desenvolvimento de produtos, com o lançamento de condomínios verticais e horizontais.
Uma das características deste mercado é ser nômade, o que também força a reinvenção da própria empresa a cada lançamento pretendido.
A maioria das construtoras agrupam funções de marketing (MKT) no departamento de vendas. O gerente de vendas, ou o proprietário da empresa acaba planejando as estratégias do produto e mercado.
Isto também pode gerar algumas confusões e abrindo margem para erros graves por se tratar de produtos normalmente caros. Por isto, muita atenção para este setor para não transformar seu plano de marketing, somente em propaganda, que é uma parte importante do marketing principalmente na prospecção de clientes, mas toda a filosofia da comercialização deverá ser cumprida.
Em nosso Estado, sem dúvida, Balneário Camboriú lidera a lista das construtoras voltadas para o público de alto luxo, e grande maioria delas faz do marketing um verdadeiro setor.
Prova disto são os produtos comercializados que só estão prontos quando estão perfeitos, e os clientes nesta troca mercadológica desembolsam milhões.
Vale até chamar a Sharon Stone
Em campanha publicitária desde o final do ano passado para uma construtora de Balneário Camboriú, a FG Empreendimentos, a atriz cinematográfica de Hollywood, Sharon Stone (55 anos), volta neste final de semana para pisar novamente no tapete vermelho em uma festa de frente para o mar, com 600 convidados, para divulgar o edifício mais alto da América Latina, com 66 andares o FG Celebrity, junto com seu namorado, um modelo e morador da Praia Brava, de 28 anos.
Seu cachê, como parte desta operação de marketing, comenta-se em R$ 2,5 milhões.