Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vilmar Bueno Lima - Espeto

imprensaespetolive.com

Jornalista - DRT/SC 3853

 

 


Veja mais colunas de Vilmar Bueno Lima - Espeto

Sem perspectivas

Segunda, 27 de maio de 2013

Pela avaliação dos banqueiros, do prefeito Tureck e da diretora do IPRESBS a situação não vai melhorar em curto prazo, portando, se a arrecadação também não reagir, sem chances de reajustes para os servidores municipais de SBS este ano.

Senão vejamos o que disseram: Diretora financeira do Ipresbs, Lucilene Barbosa, “ Não é o momento para tomar a decisão de sair do fundo. Tem que ter paciência e manter a posição...”.

Para o gerente regional da Caixa Econômica Celso José Strobl, “não houve mudança na forma da gestão do recurso. E sim, uma circunstância econômica, onde no ano passado a meta atuarial do instituto foi de 6% mais o INPC, totalizando 12,54%, proporcionando uma rentabilidade em torno de 26%. Naquele momento beneficiou. Isso é uma dinâmica de mercado” acrescentou.

O superintendente da Caixa Celso Zanin disse, “que o que está acontecendo na economia brasileira tem reflexos nas aplicações”.

Joi Guedes da Fonseca, gerente regional do Bradesco, “a situação é realmente complicada, e deve-se olhar num parâmetro em longo prazo”.

De acordo com Fleming Lindermann, do Banco do Brasil, “o clima de incerteza é o sentimento do mercado. O mercado todo aplica dessa forma. Ninguém está saindo e a tendência é que com o passar do tempo a situação se normalize e volte a trazer um bom resultado novamente aos fundos” disse.

Já o prefeito Fernando Tureck, disse “Que a queda na receita da corrente líquida está atrelada, principalmente, pelos baixos rendimentos das aplicações do Ipresbs”.

 

Tudo errado

A administração de Tureck vem cometendo um caminhão de erros administrativos. Primeiro não renova o convênio do restaurante do trabalhador, depois briga com a CDL, logo após assiste sem reação nenhuma uma briga feia entre Arno Heilmann e Nivaldo Bogo. E agora acreditando na ‘genialidade’ de sua assessoria direta, envia uma desastrada carta aos servidores, que beira a falta total de gestão e de como lidar com os servidores, que são os principais atores de uma boa administração. Sem falar que trata parte da imprensa como inimiga. Desta vez não vou chamar o padre que benzeu a Avenida Gustavo Eichendorf, mas sim o principal protagonista de toda esta história, e que criou politicamente o Tureck, o seja, o deputado federal Mauro Mariani. 

 

Solitário

O deputado federal Mauro Mariani (PMDB), que nunca deixa de se fazer presente nos eventos importantes do município, domingo não foi diferente. Marcou presença no 16º Almoço Polonês, no salão de festas da Capela São José, na Serra Alta. Até ai tudo, mas como peemedebista estava ‘solito no, mas’. Os companheiros do partido, e o prefeito Fernando Tureck, pelo menos até quando fui embora, não apareceram. Será que o prefeito não compareceu por que deu um ‘chá de cadeira’ nos polacos, quando o procuraram em seu gabinete. Por outro lado o deputado Silvio Dreveck e sua turma se esbaldaram. Lembrando que a petesada também não foi, com exceção ao Braulio Hantschel.

 

Otimista

O deputado federal Mauro Mariani, que disputa a presidência do PMDB com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, começou na segunda-feira desta semana por Pomerode, seu roteiro até o alto vale do Itajaí. Pelos seus cálculos, ele deve levar 80% dos votos dos delegados do partido, no Oeste, na foz do Rio Itajaí, 100% no Planalto Norte e pelo menos 60% no Norte. Sua maior disputa será na grande Florianópolis e no Sul do Estado. “A base do partido quer a renovação e candidatura própria”, ressalto Mariani.

 

Quimioterapia

O vereador Fernando Mallon (PMDB), vai esperar até o final do mês para saber se o Ministério da Saúde emite uma portaria criando novos critérios para ampliação dos tratamentos de quimioterapia. E depois convidou os demais vereadores, e os três prefeitos da região, além dos deputados Antonio Aguiar, Silvio Dreveck, Carlos Chiodini, Serafim Venzon e Darci de Matos, para irem até o secretário estadual de saúde, Dalmo de Oliveira, para entregar o pleito oficialmente. Torço que tenha sucesso, pois há dois anos o então médico e vereador Eduardo Moraes (PP), não teve resposta efetiva, de que é possível São Bento do Sul, fazer os tratamentos e consultas para paciente com câncer.

 

Frases

Na sessão de segunda-feira na Câmara de São Bento do Sul, quatro frases chamaram a atenção. “Se me excedi peço desculpas, meu amigo Geraldo Weihermann”. E “Tirei o advogado do sindicato da toca”. As duas foram ditas pelo presidente César Godoy. A outra foi dita pelo vereador Geraldo Weihermann - “ Ninguém consegue parar a gastança com cargos comissionados”. “Precisamos repensar a forma de administrar  os municípios”, Dr. Tirso.

 

Impedidos

Com certeza o maquinista do trem que passava em Rio Vermelho, no sábado,na hora do ‘Prefeitura nos Bairros”, era do PMDB, pois parou o trem por meia hora e impediu o acesso de cinco vereadores da oposição na reunião. Como diz meu pai: “Bem feito eles são de outro partidário”.

 

Indignado

O vereador Peti (PP), estava indignado com a carta aberta aos servidores municipais, principalmente um dia antes de uma assembleia geral, para discutir o reajuste salarial.

 

Alfinetada

O presidente do legislativo são-bentense, vereador César  Godoy (DEM), ao falar ontem sobre a polêmica do reajuste dos servidores, lembrou de seu inimigo político e ex-vereador Sérgio Pacheco (PP). “Falando em reajuste aquele (Pacheco), gosta de um reajuste”, disparou.

 

Visão

Com relação ao assunto pulsante, o vereador Dr. Tirso (DEM), falou que o modelo no país já está desgastado – “Nós não produzimos mais o tanto de riqueza, suficiente para manter a instituição que governa o país, o estado e o município. Temos o dever de mudar tudo isso o mais breve possível, pois estamos fadados a falência pública”, destacou. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA