Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Rotatória para pedestre? Na China tem!

Segunda, 15 de abril de 2013

Quando muitas vias convergem,  ou partem de  um único ponto da cidade, o trânsito costuma ficar caótico.  E a melhor solução que a engenharia apresentou para o problema até hoje foi a rotatória. Um recurso que permite os cruzamentos, mas não elimina a desordem no trânsito e para o pedestre dificulta-se muito seu acesso, pois os motoristas praticamente estão sempre em movimento por ser assim a essência da solução. 

Entrou em operação no final do ano passado uma solução até então inusitada, localizada no bairro de Pudong, em Xangai, na China, onde os pedestres ganharam uma rotatória só para eles: a passarela circular Lujiazui, construída do lado leste do rio Huangpu, na zona econômica e financeira da cidade, cercada por arranha-céus, onde não havia nada além de terra há 15 anos.

Claro que, olhando-se a solução pronta,  parece ser uma ideia até simplista, que dá a impressão de que era tudo óbvio e que nada podia ser diferente, pois agregam-se todas as soluções de segurança, paisagismo, acessibilidade, impacto ambiental, etc. Quando temos a impressão que nada deveria ser mudado, é que temos o verdadeiro resultado de um planejamento bem feito.

 

Clique para ampliar
 

Suspensa quase 20 metros acima da rua, 5,5 metros de largura, a ponte permite que 15 pessoas caminhem lado a lado, facilitando  o acesso aos transportes públicos e ainda é toda iluminada à noite, o que dá um bonito efeito à região.  

E aqui na realística  São Bento do Sul, podemos nos permitir em ficar esperando algo novo, já que o ano ainda é novo e os dirigentes também, para problemas não tão novos mas que estão que estão crescendo e  apontando lá no bairro Serra Alta, conforme matérias jornalísticas debatidas durante esta semana. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA