Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Erros de engenharia na Boate Kiss

Terça, 26 de março de 2013

Muitas matérias foram e ainda estão sendo veiculadas sobre a estrutura e lay-out interno da catastrófica boate em questão. Mas o que infelizmente aconteceu não foi um erro somente. Foi uma sucessão de erros acumulados que se desencadearam.

Mesmo conceito quando um prédio cai: não existe um só culpado. Vários culpados, por sinal. Onde um deixou para o outro fazer a sua parte. Remete-se ao velho ditado: cachorro com vários donos morre de fome!

Então a questão foi negligencial e não técnica. Onde foram feitas alterações pelo jeito brasileiro de ser, onde o fiscal da Prefeitura ou do CREA não apareceu, onde o engenheiro ou arquiteto não foi contratado, onde o corpo de bombeiros não viu, etc.

Então não pode-se afirmar que houve ERRO DE ENGENHARIA. Houve, sim, FALTA DE ENGENHARIA, o que é outra coisa. É o mesmo caso da queda dos edifícios no Rio de Janeiro, em janeiro de 2012. Nenhum engenheiro fez nada errado. Não havia nenhum engenheiro (de verdade) entre os culpados. O que havia era justamente a falta de engenheiros para trabalhos que exigiriam Engenharia.

Numa avaliação técnica sobre o que aconteceu, a maioria dos títulos especulativos está errônea ao se referir aos profissionais da engenharia, isto considerando que a maioria das pessoas lê só as manchetes, e quando muito, fica assim a impressão que a culpa é da Engenharia ou de algum engenheiro.

 

Clique para ampliar
 

No entanto, já sabemos, por relatos de pessoas envolvidas com a Boate Kiss, que o proprietário, Kiko Spohr, administrava ele próprio as obras. E que as obras e as reformas eram realizadas pelo primo (“de chinelo de dedo e bermuda, sem nenhum equipamento de segurança”) e que dizia, em tom de desprezo e deboche: “Pra que é que eu preciso de engenheiro ou de arquiteto, se eu consigo fazer isso aqui sozinho e bem feito?”

Infelizmente, isso aí acontece o tempo todo. Muita gente que tá aí postando frases indignadas no Facebook e tem lá na sua empresa alguma gambiarra feita por um primo (de chinelo de dedo e bermuda) sob a alegação de que “engenheiros e arquitetos custam caro e eu sei fazer o que eles fazem”.

 

NÃO FORAM ERROS DE ENGENHARIA, E SIM FALTA DE ENGENHARIA.



Comente





Mariano Soltys


FALASTE VERDADES. ACHO QUE O PROBLEMA É ÉTICO E DE CONSCIÊNCIA, BEM COMO DE SE VALORIZAR O TRABALHO ESPECIALIZADO. PENA QUE MUITOS PAGARAM COM SUAS VIDAS A FALTA DE CUIDADO DO PROPRIETÁRIO.

Responder      28/05/2013

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA