Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Insetos Construtores

Quarta, 20 de fevereiro de 2013

Engenheiros e arquitetos devem muitas patentes aos insetos, como as abelhas com seus engenhosos favos de mel, os sistemas de ventilação dos cupins e as megalópoles subterrâneas das formigas.

A capacidade construtiva dos insetos sempre foi objeto de estudo de muitos pesquisadores pelo mundo. Os seus ninhos têm um nível de engenhosidade e complexidade capaz de causar inveja a muitos engenheiros.

Como os insetos conseguem construir estruturas tão complexas?

A explicação mais aceita é que o trabalho dos insetos é regulado automaticamente, ou seja, cada inseto vai participar da obra influenciado pela própria obra. Isto quer dizer que a obra em si funciona como um grande estímulo. Alguns insetos são mais sensíveis a esse estímulo e em função dessa intensidade alguns insetos participam da construção do ninho. Ou seja, é um negócio “viciante” lidar com obras.

Abelhas

As abelhas são exímias projetistas por natureza. As suas colmeias são feitas de um modo que otimiza a produção de mel. O formato hexagonal é a melhor fórmula para se conseguir encaixar os favos com o menor perímetro e o maior espaço possíveis.As colmeias são estruturas tão perfeitas que servem de inspiração para a construção de aviões e esquis, por exemplo.

 

Clique para ampliar
 

Cupins

Os cupins são grandes construtores de suas habitações. O material usado é totalmente sustentável: grãos de areia, sua saliva e seus excrementos. Os excrementos dos cupins funcionam como uma argamassa que une os grãos de areia. Eles contêm açúcares não degradados que funcionam como uma supercola.

Os cupinzeiros são construídos de forma que, se houver um ataque de inimigos e eles consigam entrar, os cupins só precisem bloquear um túnel para se defenderem. Esse sistema de segurança impede que intrusos, como formigas, consigam dominar os cupinzeiros.

 

Clique para ampliar
 

Os formigueiros possuem câmaras de estocagem, ninhos e circuitos de passagem de uma câmara a outra. Além disso, os circuitos de passagem são todos otimizados - em outras palavras, cada câmara é interligada a outras câmaras, respeitando-se as melhores inclinações e os caminhos mais rápidos.

 

Clique para ampliar
 

Recentemente, cientistas anunciaram a descoberta de um formigueiro com extensão gigantesca, que passa por Espanha, Portugal, Itália e França. Acredita-se que há bilhões de formigas habitando milhões de ninhos.



Comente





Mariano Soltys


MUITO BOM O ARTIGO SOBRE INSETOS. VEJO QUE ESTES SERES TÊM UMA ALMA-GRUPO E QUE ESSA É ENTENDIDA COMO INSTINTO, APESAR DE QUE A COMPLEXIDADE BEIRA A PERFEIÇÃO. VI ONTEM EM DOCUMENTÁRIO QUE UMA IMPERATRIZ USAVA ABELHA DE ADORNO, SENDO SÍMBOLO PARA ESSA HIERARQUIA MONÁRQUICA. FATO É QUE AS LIÇÕES DA NATUREZA SE DÃO DE MUITAS FORMAS, EM ESPECIAL PELA GEOMETRIA DE ESPIRAIS. ABRAÇO AMIGO

Responder      28/05/2013

Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA