Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

É mármore ou granito?

Segunda, 19 de novembro de 2012

Como identificar uma pedra, e saber quais seus devidos usos, pode lhe ser bastante útil quando for fazer algum tipo de revestimento em construções e reformas.

Vale a pena saber do que se trata, pois seus custos são relativamente altos e podem conferir uma beleza ímpar na execução de seu projeto. Muitos chamam todas as pedras que avistam como sendo mármore. Mas, afinal, como poderiam ser identificadas estas pedras? Existem diferenças básicas que são fáceis de serem distinguidas pela sua coloração, pigmentação e principalmente pelo seu brilho.

 

Clique para ampliar
 

Vejamos:

- Mármores: São rochas metamórficas originadas do calcário. Ou seja, quando algum vulcão entrou em erupção e atingiu uma camada de solo calcário,  elevando-o a altas temperaturas, transformando desta maneira em rocha. Por isso são mais raros os mármores escuros. Seu brilho é dito como sendo branco-leitoso. São indicados para ambientes internos e locais não molháveis.

- Granitos: São rochas ígneas, aquelas formadas diretamente do magma de vulcões, com composições variadas entre quartzo e feldspatos. Daí vem a sua dureza e resistências. Granitos claros são menos predominantes que os escuros. Seu brilho é vítreo. São indicadas para ambientes internos e externos, podendo ser aplicados em áreas molháveis.

  

Clique para ampliar
 

O que é Silestone?

Relativamente novo no mercado, este material importado normalmente de Israel são rochas constituídas artificialmente através de quartzo, pigmentos e resinas de alta resistência. São materiais que unem muitas qualidades, como beleza, resistência e baixíssimos graus de absorção indicado para áreas molháveis. Definitivamente é a pedra reinventada!

 

Clique para ampliar
  

Feira de Mármores e Granitos Exóticos

Aconteceu na semana passada, no pátio frontal da Marmoraria Treml, próximo ao viaduto de Oxford em São Bento do Sul,  uma feira com produtos importados, exclusivos para a região. Nem em alguns grandes centros há a disponibilidade que foi trazida para comercialização.  Foi montada uma tenda com 200 m2 para exposição de mais de 30 tipos de pedras nas mais variadas cores e modelos.

 O local estava muito inspirador para novos projetos de interiores e aplicações gerais por profissionais de arquitetura. As belezas ainda podem ser conferidas.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA