Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Qual o melhor tipo de caixa d`água?

Segunda, 23 de julho de 2012

Eleger um reservatório, vai depender primeiramente de quantas pessoas irão habitá-la, ou então pelo seu tamanho construído, que também proporcionalmente iria determinar qual a sua capacidade habitacional em condições normais (exceto casas de veraneio que não seguem regras). Para um cálculo recomendado seria em torno de 200 litros de água de consumo diário, por habitante da residência. Outros fatores seriam os costumes diários quanto ao gasto ou economia da água, ou então se a região sofre com cortes do abastecimento, devido elevadas distâncias ou nível em relação ao reservatório municipal.

Será que aguenta?

Após a admissão do volume que seria razoável para escolher o tamanho do reservatório, principalmente em reformas, um item importante a ser verificado em caso de aumento de capacidade, é se o local que vai ser instalado aguentaria este novo peso. Pelos materiais utilizados na composição da caixa d`água seriam despresíveis as preocupações, mas pelo peso da água fique atento, pois 1000 litros = 1000 kg.

E também, antes de comprar o reservatório, caso seu projeto não mostre, verifique as dimensões da caixa para que realmente ela caiba no espaço pretendido.

Polietileno? Fibro Cimento? Fibra de Vidro? Metálica?

Estes são os materiais mais comuns utilizados na fabricação das caixas dáguas, mas qual seria o melhor deles?

Todas cumprem o seu papel quanto as normas técnicas exigidas em sua fabricação. Então vai depender de seu uso: As três primeiras são indicadas para casas normais. As de fibro cimento, foram mal vistas pela adição de Amianto em sua fabricação, mas ha tempos não usam mais este material em sua composição, o qual era prejudicial a saúde.  As de fibra de vidro permitem maiores capacidades, própria para usos industriais e agrícolas, mas podem surgir trincas e ficarem foscas devido as intempéries, caso ficarem expostas. Neste último setor são bem comuns as metálicas em aço carbono, normalmente vistas com seu pedestal próprio, muito boas para instalação em locais remotos, mas nem todas tem certificado de potaniedade.

Metálica tipo Aço inox: não é comum encontrar, mas seria até exagero utilizar uma destas, mas sem dúvida é o que tem de melhor, inclusive esteticamente é arrebatadora.

Um item importante é o seu formato, onde as redondas são mais fáceis de limpar, mas o que vai convencer mesmo é o fechamento da tampa em relação ao conjunto. Este item deve ser perfeito, sem dar chances para entrada de sujeiras, e principalmente invasores.

 

Clique para ampliar
 

Limpeza:

Recomenda-se limpar duas vezes por ano (lembrou da sua?), A falta de limpeza e a assepsia incorreta da caixa d’água provoca uma enorme lista de infecções que podem ser contraídas através de agentes transmissores que, devido à falta de  higiene, podem estar na água. Alguns exemplos desses problemas: leptospirose, amebíase, febre tifóide (causada pela bactéria Salmonella Typhi), entre outros.

Como fazer?

1. Feche o registro, impedindo a entrada de água na caixa ou amarre a bóia.

2. Esvazie a caixa d’água.

3. Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano. Limpe as paredes e o fundo da caixa.

4. Use somente panos e escova macia para a limpeza.

5. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.

6. Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando baldes e panos, deixando a caixa totalmente limpa.

7. Encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água. Espere 2 horas, feche a entrada de água e esvazie a caixa. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos.

8. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.

9. Anote do lado de fora da caixa, a data da limpeza

10. Finalmente abra a entrada de água. Esta água já pode ser usada. Prosit!



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA