Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Novas Tecnologias

Segunda, 25 de junho de 2012

Pavilhões representando diversos países durante a Rio+20 preenchem o gigantesco espaço do Parque dos Atletas, uma principais locais de eventos durante a conferência. Uma das estruturas, no entanto, é dedicada exclusivamente à mostra de pesquisas realizadas por profissionais brasileiros. O estande da Coppe/UFRJ, referência em estudos de engenharia, inaugurou uma exposição com ideias e tecnologias que podem ajudar a transformar o discurso sobre o meio ambiente em ações de efeito. Uma delas é o uso do cimento ecológico capaz de minimizar o impacto de um dos grandes poluidores mundiais, a construção civil, com a utilização de resíduos agroindustriais e fibras vegetais.

 

Clique para ampliar
 

Outra novidade possível, na área da redução do consumo de combustíveis fósseis, é proposta na Rio+20 pelos engenheiros. A ideia é aumentar o ciclo de vida dos plásticos e reduzir o descarte no meio ambiente. Seria criado um plástico especial, com maior durabilidade e capaz de ser transformado em matéria-prima, coisa que não acontece hoje em dia. Ao não precisar de nova matéria-prima para a fabricação de plásticos, que são feitos de petróleo, deixa de consumir combustível fóssil. (vamos ver se a reciclagem também acompanha).

 

Usina surfista!

 

 

Clique para ampliar
 

Das 14 tecnologias expostas na Rio+20, também chama atenção a usina de ondas. O objetivo é gerar energia através da movimentação das águas marítimas. O Porto do Pecém, no Ceará, tem uma dessas estruturas, que entrará em operação este ano. A usina pode ser uma alternativa viável para o Brasil, que tem oito mil quilômetros de costa e a preocupação em encontrar fontes de energia limpa e renovável.  E chega de encrenca com índios, talvez depois, com pescadores.

 

Quase um tapete voador...

 

 

Clique para ampliar
 

No setor dos transportes, a novidade no Brasil é o trem de levitação magnética, existente no Japão, China e Coreia. O plano é atrair investimentos para a montagem de uma linha dessas ligando os aeroportos Santos Dumont e o Internacional Antônio Carlos Jobim no Rio de Janeiro. Segundo os pesquisadores, a construção sai um terço mais barata do que o metrô. Os trilhos, por terem ímãs, são mais caros. Mas a compensação está no fato de não precisar escavar túneis para a passagem desses trens, que são silenciosos.

 

Feistock – inédito (I)

Nesta edição de Feistock que iniciou-se nesta quinta feira e que vai até o domingo, a Projeção Projetos e Construções terá um estande montado para mostrar a gama de serviços prestados no setor de engenharia, arquitetura e construções, além do pré-lançamento das vendas de um edifício que já está sendo construído no centro de São Bento do Sul. É a primeira empresa do setor a expor, entre todas as edições da feira.

 

Feistock  - inédito (II)

Além dos serviços já prestados pela Projeção Projetos e Construções, está sendo lançada oficialmente na feira, uma nova marca de pré-moldados na região, a qual já conta com algumas obras já concluídas. Trata-se da representação oficial dos produtos pré-moldados da empresa blumenauense Artesanal Pré-moldados, que conta com ampla linha de produtos certificados e com preços bem competitivos.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA