Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Alguém compra carro por m²?

Segunda, 16 de abril de 2012

Todos nós podemos ter uma noção do que significa valor, mas dizer com precisão o que significa, principalmente se houver necessidade de mostrar sua diferença em relação a preço.

 Mas onde está a importância de diferenciar valor de preço, em se tratando de uma avaliação imobiliária?

A resposta a esta pergunta nos leva aos primórdios de Engenharia de Avaliações, quando alguns dos primeiros estudiosos definiram “valor” como um conceito mutável, cujo significado variava em função da finalidade de avaliação, envolvendo aspectos psicológicos que admitem-se diversos tipos de valor para o mesmo objeto.

Isto na indústria automobilística é muito claro, pois o valor percebido que um carro consegue transmitir aos outros é muito forte, sendo que eles já saem segmentados para seu público alvo muito antes de serem fabricados.

 

Clique para ampliar
 

O que ajuda a definir o valor de um carro também é o comportamento do mercado, por se tratar de um produto com número elevado de compradores e vendedores, e a homogeneidade do produto, se comparado a um único imóvel. Praticamente todo mundo sabe, ao se mencionar algum tipo de carro, o que ele “traduz”, e o que o seu dono buscou nele, em termos de acabamento,  potência, ergonomia, status, etc, por isso não faz sentido avaliar o seu valor somente pelo seu tamanho.

O comparativo que pretende-se fazer é que as casas também fogem a regra na hora de precificar se for dado atenção demasiado em seu tamanho, ou seja analisando somente os seus metros quadrados (m2).

Temos que verificar numa casa, também desde o seu projeto, os itens que elevam o seu valor, como, por exemplo, ter a possibilidade de poder tomar café da manhã sob o sol nascente, poder ter quartos e banheiros com boa insolação durante o dia todo para serem mais salubres, ter um estilo que seja diferenciado das outras casas, mas não personalizado demais, ter um projeto que possa promover futuras ampliações, se assim desejar, sem que pareça de longe que a casa foi emendada, ter materiais duráveis, fáceis de lavar, ter cômodos realmente úteis e agradáveis, proporcionando que estes “convidem” o seu dono a utilizá-lo.

Os  exemplos são muitos, que podem mudar o valor de uma casa ou apartamento, sem ao menos mencionar o seu tamanho,  como também a sua localização, por isto deve-se ter alguns critérios na contratação de projetos de engenharia e arquitetura, de quem realmente observa estes critérios.

 

Clique para ampliar
 

Contrate profissionais que se interessem em fazer uma visita no local a ser construído como uma das primeiras coisas, pois a sua casa no final das contas, dependendo de como o trato dos projetos forem conduzidos, a sua casa poderá ter consumido uma certa quantia em dinheiro e depois estar valendo bem outra, tanto para mais como para menos.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA