Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Lean Construction

Segunda, 02 de abril de 2012

Esta filosofia de gestão da produção, voltada a obras civis, é relativamente nova, e surgiu para obter-se maior qualidade, com o trabalho do pesquisador finlandês Lauri Koskela.

O modelo de processo do Lean Construction ou a Construção Enxuta, por sua vez, assume que um processo consiste em um fluxo de materiais, desde a matéria prima até o produto final, sendo o mesmo constituído por atividades de transporte, espera, processamento (ou conversão) e inspeção.

As atividades de transporte, espera e inspeção não agregam valor ao produto final, sendo por esta razão denominadas atividades de fluxo. Nem toda a atividade de processamento agrega valor ao produto. Por exemplo, quando as especificações de um produto não foram atendidas após a execução de um processo e existe a necessidade de retrabalho, significa que atividades de processamento foram executadas sem agregar valor.

 

Pré moldados

Pelo efeito de corte de atividades o forte apelo por produtos industrializados fora dos canteiros de obra agregam-se perfeitamente ao novo modo de pensamento, que é, ao invés de perder tempo em produzir no local, esperar ficar pronto, retrabalhar os erros, as peças pré-moldadas, seja elas em forma de fachadas, pisos, estruturas metálicas, paredes internas e até fachadas externas, são atividades crescentes em obras.  Então é a filosofia de diminuir os improvisos dentro do canteiro de obra, trabalhando com cada vez mais materiais enxutos, tanto no seu modo de aplicação/manipulação como em seu peso.

O que vemos em nossa região é a inserção de algum rasto desta metodologia na utilização de paredes em gesso acartonado (dry wall) no caso de reformas na tentativa de diminuir os transtornos. Mas isto vai se tornar comum para uma obra, utilizar-se de um sistema inteiro.

 

30 andares em 15 dias, um negócio da China!

Localizado na província de Hunan, na China, executado pela construtora China Broad Group o hotel foi montado a partir de seções pré-fabricadas, prontas para serem encaixadas. O produto final tem todos os confortos próprios de um hotel cinco estrelas e tem um design que o torna extremamente resistente contra terremotos de até 9 pontos na escala Richter, comprovando que o pré moldado pode ser luxuoso e resistente, quebrando o paradigma do aspecto industrial e de casas populares de baixo valor e resistências. Vale a pena conferir no You Tube.

 Clique para ampliar
 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA