A qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente à percepção de cada indivíduo, influenciada por diversos fatores, como cultura, modo de pensar, tipo de produto ou serviço prestado. As necessidades e expectativas também influenciam diretamente nessa definição. De uma forma ou de outra, podemos afirmar que a satisfação do cliente (interno ou externo) é uma condição primordial.
Para atender a todas essas questões e como forma de melhorar a qualidade e a competitividade na Construção Civil, o governo federal instituiu, em 1998, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), que busca ampliar o acesso à moradia de qualidade para a população, por meio da elevação dos patamares de qualidade e produtividade da indústria da Construção Civil, com o uso de procedimentos ambientais, sociais e economicamente sustentáveis. O programa conta com a chancela do governo federal e com a organização do Ministério das Cidades.
Como começar?
Primeiramente, para implementar a qualidade na Construção Civil, não devemos estar relacionados apenas a uma obrigação de cumprir papel, ou seja, se certificar para poder participar de licitações, ou para poder mostrar o selo que aderiu a algum tipo de programa.
Este “selo” de qualidade vai ser caro, pois além dos engessamentos das certificações, não vai ter o devido resultado esperado, caso adotado o enfoque de “cumprir tabelas”.
A qualidade pode ser definida por uma palavra: mudança. A empresa que pretende implementá-la deverá ter a vontade de mudar. Pois para atender perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, segura e no tempo correto, certo das necessidades do cliente, muita coisa na prática tem que acontecer com a empresa.