Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Chuvas de verão podem ser bem aproveitadas

Terça, 31 de janeiro de 2012

Entramos no primeiro dia de verão, e logicamente a chuva com o mesmo nome já marcou a sua presença. Como todos observam, faz parte da natureza chover mais, e com mais volumetria nesta época do ano. Enquanto esta chuva numa lavoura pode ser o sinal de boa colheita, em um centro urbano pode ser o caos.  Se a origem das cidades deram-se ao redor dos rios, pela comodidade de se obter a água, (e drenar os esgotos), hoje as proximidades com os rios são mal vistas. Tanto para não contaminar o rio e também para não sofrer pelas suas revanches.

O saneamento sempre foi tema de debate em cidades de diversos tamanhos, mesmo por que demanda muitas verbas para seu funcionamento, pois para levar água potável, drenar e tratar os esgotos e ainda preservar os rios e suas matas ciliares não é uma tarefa fácil.

Mas sem esperar muito dos outros, o que se pode fazer para ajudar a natureza, os cofres públicos e suas próprias economias é tentar aproveitar esta água da chuva de uma forma acumulativa para seu posterior uso. Vale a pena sim para ajardinamentos, lavação de veículos, alguns processos industriais e também na própria válvula de descarga. Esta última opção depende de mais alguns cuidados com instalação de filtros, bombeamento desta água para uma caixa acima da edificação e então a sua utilização.

 

Clique para ampliar
 

São alguns cuidados que tem que ser seguidos, onde até a cor do bacio sanitário deve ser pensada, pois costuma-se manchar ao utilizar por longos períodos as águas de reaproveitamento. Mas a opção que se pretende comentar aqui, seria um simples acúmulo através de uma caixa dágua dentro do própria estrutura de telhado, para ter a sua saída por gravidade e usar normalmente para os fins já citados.

Não custa caro e diminuem-se as contas, tanto as monetárias como as naturais. Isto vale ainda mais se formos verificar que se cada um tivesse a sua caixa de acúmulo de águas de chuvas, não iria causar tantos estragos por inundações.

 

Clique para ampliar
 

Em São Bento do Sul, teve-se uma iniciativa de cobrar (ou incentivar) nos novos projetos comerciais que fosse previsto este tipo de sistema de acumulação. Só assim então os projetos seriam aprovados e depois verificados no local na ocasião da Carta de Habitação.  Mas não se tem mais notícias.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA