Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

IMA apresenta resultado do estudo ambiental do Contorno Norte



Segunda, 19 de agosto de 2019 17:45

 

Clique para ampliar
 

Na quinta-feira à noite (15) ocorreu a audiência pública promovida pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para apresentar o resultado do Estudo de Impacto Ambiental e seu relatório (EIA/Rima) referente à abertura do Contorno Central Norte. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores.

A audiência pública iniciou com a apresentação do projeto do Contorno Norte. As informações foram repassadas pelo secretário de Panejamento e Urbanismo, Luiz Claudio Schuves. A nova via terá 2,07 quilômetros de extensão, ligando a Avenida Argolo (limite entre o Centro e o bairro Boehmerwald) e a Rua José Bayerl (no bairro Progresso). Os investimentos necessários são de R$ 5,2 milhões.

Em seguida, a empresa vencedora da licitação, a Ecossistema Consultoria Ambiental, de Curitiba, foi a responsável pela apresentação dos estudos ambientais. Participaram os biólogos Gisele Sessegolo – coordenadora do trabalho –, Roberto Boçon e Tiaro Katu Pereira, o economista Ciro Moraes e a engenheira ambiental Ana Paula Sessegolo Pimpão. Também participaram dos trabalhos o geólogo Jorge Henrique Jacob, o técnico em segurança do trabalho Sérgio Brockelt Júnior e o geógrafo Darci Zakrzewski.

O Estudo Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) detalham de que forma a fauna, a flora e as águas serão afetadas pelas obras. Ali, foram identificadas espécies de sapos, rãs e pererecas, répteis como a cobra-coral e a jararaca, além de centenas de aves e mamíferos.

O estudo fala em 33 espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas). Também aponta a presença de 25 espécies de répteis. Em campo, foram levantadas 96 espécies de aves. Porém, são estimadas até 302 espécies de aves existentes na área de influência da obra, inclusive o papagaio-de-peito-roxo e a gralha-azul, respectivamente considerados como espécie ameaçada e "quase ameaçada", segundo o estudo. Deste total, cerca de 20 apresentam uma necessidade maior de conservação.

Durante a pesquisa em campo foram encontradas 14 espécies de mamíferos. Porém, estima-se até 80 espécies, entre pequenas, médias e grandes.

Flora - O Contorno Norte está inserido diretamente nas sub-bacias dos rios São Bento e Negrinho, ambos afluentes da margem esquerda do rio Negro. A área do empreendimento está localizada na Mata de Araucária, inserida no Bioma da Floresta Atlântica.

No caso da flora, foram avaliadas 336 unidades de 82 espécies diferentes, pertencentes a 47 famílias botânicas. Dentre as espécies encontradas, estão o pinheiro-do-paraná, o xaxim, o sassafrás e a imbuia, que encontram-se na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção no território de Santa Catarina. O estudo estima que serão suprimidas pouco mais de 10,3 mil árvores, de diferentes tamanhos.

O EIA do Contorno Norte fechou em 308 páginas, enquanto o Rima tem 46 páginas. Com os levantamentos, foram feitas análises de impactos e, por consequência, as medidas indicadas para a minimização ou a compensação ambiental. Também foram apresentadas informações sobre o meio socioeconômico do município.

Durante a audiência, o público pôde tirar dúvidas sobre o estudo com a equipe do Ecossistema Consultoria Ambiental.

O estudo está disponível no site do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), o www.ima.sc.gov.br, e no site da Prefeitura www.saobentodosul.sc.gov.br

Presença - O prefeito Magno Bollmann participou do evento e agradeceu a presença de todos, lembrando da existência de um decreto de lei assinado ainda em sua primeira gestão - entre 2009 e 2012 - criando uma área de preservação de 120 mil metros quadrados nas proximidades da nova via.

Próximo passo – Após a audiência pública, a Prefeitura aguarda o resultado da análise do Estudo de Impacto Ambiental e seu relatório (EIA/Rima). Se aprovada a licença ambiental prévia será emitida.

 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  Doença Falciforme é o segundo maior problema de saúde pública do mundo, afirma especialista
Apesar de ser bastante comum, há muita desinformação sobre a condição
 
   Ewaldo Fürst
 
  PM de SBS atende ocorrência de Roubo Tentado, Porte de arma branca, Desobediência
 
  Hamilton dos Santos
 
  Tenhamos zelo pela casa do Senhor
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
50546078 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA