Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

IMA apresenta resultado do estudo ambiental do Contorno Norte



Segunda, 19 de agosto de 2019 17:45

 

Clique para ampliar
 

Na quinta-feira à noite (15) ocorreu a audiência pública promovida pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para apresentar o resultado do Estudo de Impacto Ambiental e seu relatório (EIA/Rima) referente à abertura do Contorno Central Norte. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores.

A audiência pública iniciou com a apresentação do projeto do Contorno Norte. As informações foram repassadas pelo secretário de Panejamento e Urbanismo, Luiz Claudio Schuves. A nova via terá 2,07 quilômetros de extensão, ligando a Avenida Argolo (limite entre o Centro e o bairro Boehmerwald) e a Rua José Bayerl (no bairro Progresso). Os investimentos necessários são de R$ 5,2 milhões.

Em seguida, a empresa vencedora da licitação, a Ecossistema Consultoria Ambiental, de Curitiba, foi a responsável pela apresentação dos estudos ambientais. Participaram os biólogos Gisele Sessegolo – coordenadora do trabalho –, Roberto Boçon e Tiaro Katu Pereira, o economista Ciro Moraes e a engenheira ambiental Ana Paula Sessegolo Pimpão. Também participaram dos trabalhos o geólogo Jorge Henrique Jacob, o técnico em segurança do trabalho Sérgio Brockelt Júnior e o geógrafo Darci Zakrzewski.

O Estudo Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) detalham de que forma a fauna, a flora e as águas serão afetadas pelas obras. Ali, foram identificadas espécies de sapos, rãs e pererecas, répteis como a cobra-coral e a jararaca, além de centenas de aves e mamíferos.

O estudo fala em 33 espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas). Também aponta a presença de 25 espécies de répteis. Em campo, foram levantadas 96 espécies de aves. Porém, são estimadas até 302 espécies de aves existentes na área de influência da obra, inclusive o papagaio-de-peito-roxo e a gralha-azul, respectivamente considerados como espécie ameaçada e "quase ameaçada", segundo o estudo. Deste total, cerca de 20 apresentam uma necessidade maior de conservação.

Durante a pesquisa em campo foram encontradas 14 espécies de mamíferos. Porém, estima-se até 80 espécies, entre pequenas, médias e grandes.

Flora - O Contorno Norte está inserido diretamente nas sub-bacias dos rios São Bento e Negrinho, ambos afluentes da margem esquerda do rio Negro. A área do empreendimento está localizada na Mata de Araucária, inserida no Bioma da Floresta Atlântica.

No caso da flora, foram avaliadas 336 unidades de 82 espécies diferentes, pertencentes a 47 famílias botânicas. Dentre as espécies encontradas, estão o pinheiro-do-paraná, o xaxim, o sassafrás e a imbuia, que encontram-se na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção no território de Santa Catarina. O estudo estima que serão suprimidas pouco mais de 10,3 mil árvores, de diferentes tamanhos.

O EIA do Contorno Norte fechou em 308 páginas, enquanto o Rima tem 46 páginas. Com os levantamentos, foram feitas análises de impactos e, por consequência, as medidas indicadas para a minimização ou a compensação ambiental. Também foram apresentadas informações sobre o meio socioeconômico do município.

Durante a audiência, o público pôde tirar dúvidas sobre o estudo com a equipe do Ecossistema Consultoria Ambiental.

O estudo está disponível no site do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), o www.ima.sc.gov.br, e no site da Prefeitura www.saobentodosul.sc.gov.br

Presença - O prefeito Magno Bollmann participou do evento e agradeceu a presença de todos, lembrando da existência de um decreto de lei assinado ainda em sua primeira gestão - entre 2009 e 2012 - criando uma área de preservação de 120 mil metros quadrados nas proximidades da nova via.

Próximo passo – Após a audiência pública, a Prefeitura aguarda o resultado da análise do Estudo de Impacto Ambiental e seu relatório (EIA/Rima). Se aprovada a licença ambiental prévia será emitida.

 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  São Bento do Sul nesta segunda-feira (16) teve a maior temperatura para o inverno recorde de 33,2ºC
Calor Histórico: Termômetros ultrapassam 41 graus e calor bate recorde em SC
 
  Psicodália 2020 em Rio Negrinho está ameaçado por problemas burocráticos e judiciais
 
  Interbrasil participara da Abrafati 2019
Empresa de São Bento do Sul vai estar no maior evento do segmento de tintas da América Latina
 
  ADÍLSON ANTONIO ROHRBACHER
 
  Fotos do 1º Rock Burger realizado domingo em Rio Vermelho
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
48872029 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA