Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo
No Mundo da Lua - Sônia Pillon

Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e há duas décadas reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Produção de Texto pela Univille.

Atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos atuou no jornal A Notícia.  

Sempre se dedicou à literatura e às ações culturais. É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica no Jornal Evolução, no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". 

É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC). Integra o Grupo Gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Jaraguá do Sul.


Dezembro



Sexta, 07 de dezembro de 2018 10:32

 

Sônia Pillon

 

O último mês do ano é emblemático e carregado de sentimentos contraditórios. Não dá para esquecer que o doze carrega o peso acumulado de onze meses nas costas. Para muitos, o ano que está prestes a chegar ao fim é um pesado fardo a ser carregado. Houve o choro pela perda da Copa do Mundo, a amargura do desemprego que ainda preocupa e a tensão provocada por uma das eleições mais polarizadas e acirradas dos últimos tempos. A violência e a corrupção em grande escala também deixou a todos nós de cabelo em pé.

Sim, 2018 foi difícil! Não há como negar o medo e a insegurança que tomou conta dos brasileiros, em maior ou menor grau. E mesmo para aqueles afortunados que contabilizaram mais motivos para se alegrar, um certo cansaço é inevitável. Trinta e um dias em que o relógio parece correr bem mais rápido do que o habitual.

Festas de encerramento, lista de compras, aquela renovada sempre bem-vinda no espaço onde habitamos... É o período em que queremos resolver, em um único mês, todas as pendências “empurradas com a barriga”.

As efemérides apontam datas relevantes no décimo segundo mês do ano, começando pelo dia 1º, quando transcorre o Dia Internacional da Luta Contra a Aids. Numa época em que grande parte da população deixou de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, conforme provam as estatísticas, é importante manter o alerta e lembrar: Aids não tem cura, Aids mata.

Em seguida veio o dia 2, significativo em relação à nossa brasilidade, pois é o Dia Nacional do Samba. E você sabia que a data marca também o Dia da Astronomia e o Dia Pan-Americano da Saúde?

Dia 3 nos leva a refletir quanto à inclusão, pois é o Dia Internacional do Portador de Deficiência e o Dia Internacional do Deficiente Físico.

Pinçando o que considero mais relevante na lista das efemérides, descubro que entre os 31 dias de dezembro estão o 8, Dia da Família e também Dia da Justiça. Tem o 10, que é ao mesmo tempo o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Dia Universal do Palhaço - enquanto um nos aponta para as responsabilidades e o respeito, o outro nos mostra a importância dos que se dedicam a arrancar gargalhadas e aplacar as agruras da vida.

Pulo as efemérides que homenageiam diversas profissões e encontro o Dia do Vizinho, em 23 de dezembro. A propósito, você cumprimentou o seu vizinho hoje?

Inevitavelmente alcanço o 24 de dezembro, o Dia do Órfão e, evidentemente, véspera do Natal, que antecede o nascimento de Jesus, comemorado por milhões de cristãos em todo o mundo. Ao longo do mês 12, o período pré-natalino é, sem dúvida, o mais festejado dos lojistas, e o mais tentador para os consumistas e endividados...

Dia 31 vem aí e a ordem é esperar a virada para 2019. Preparar a ceia, vestir branco, beber espumante, fazer pedidos, entregar oferendas à beira-mar, promessas de mudanças, de novos projetos... Cada um no seu quadrado e com seus próprios rituais.

E assim nos preparamos. Ano que vem recomeça tudo, apesar de que, para alguns, nada mudará: será mais um ano de velhas promessas não cumpridas, de rotinas entediantes e inalteradas.

 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  Oficinas de plantas medicinas em São Bento do Sul iniciam temporada 2019
 
  Vagas de emprego Sine de São Bento do Sul dia 20/03
 
  Em Busca das Teclas Pretas Cap III e V
 
  São-Bentenses foram campeões da primeira etapa do Catarinense Rally Regularidade
A cidade de São Bento do Sul recepcionou cerca de 150 pessoas vindas de diversas regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e, até mesmo, de São Paulo.
 
  Natação conquista 25 medalhas e troféu em Porto Belo
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
43482187 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA