Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo
Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

Fundaador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 39 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2019 . Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa.

 

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de 50 cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

 

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA.

 

Autor de 32 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, etc.

 

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

 

Colaborador em vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.

 


A POESIA NA MÚSICA



Segunda, 19 de novembro de 2018 17:10

 

Clique para ampliar
 Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://lcamorim.blogspot.com.br

POETAS DA ILHA

     
Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://lcamorim.blogspot.com.br

O Grupo Literário A ILHA acaba de lançar a sua nova antologia, depois de mais de uma dezena de coletâneas de contos, de poemas, de crônicas, publicadas ao longo dos seus trinta e oito anos de atividades literárias e culturais. Trata-se de POETAS DA ILHA, reunindo poetas que vivem na Grande Florianópolis: Marli Lúcia Lisbôa, Maura Soares, Cláudia Kalafatás, Rita Marilia e este que vos escreve.

A antologia é uma homenagem póstuma ao grande escritor JÚLIO DE QUEIROZ, falecido há pouco tempo, e ele é o sexto autor da antologia. Ou o primeiro. Nos últimos anos de vida, ele enriqueceu, com sua presença, o Grupo Literário A ILHA.

Júlio foi contista, ensaísta, poeta dos mais importantes da literatura catarinense e brasileira. Sua obra é conhecida e reverenciada. Ele escreve com tanta naturalidade, que faz parecer muito fácil escrever bem. Mas não é só o trato com a língua, a correção e a clareza de ideias de quem está acostumado a trabalhar com a palavra que chamam a atenção na obra de Júlio. A criatividade do autor, transformando o cotidiano em literatura da mais alta qualidade é de uma excelência a toda prova: ler o Júlio é o mesmo que estar conversando com ele, ouvindo ele a contar histórias, recriando a sua sensibilidade, o seu lirismo, porque ninguém sabe contar fatos e fazer poesia  como ele.  Toda a cultura, toda a sabedoria do Júlio é usada, com humildade e empatia,  para encantar e prender a gente na leitura da sua lavra. Então essa é a homenagem do Grupo Literário A ILHA ao Júlio, grande amigo e grande escritor.

A cerimônia de lançamento da antologia POETAS DA ILHA aconteceu no Encontro de Poesia dos Poetas da Trindade, no Cinema do CIC. Os poetas do Grupo Literário A ILHA participaram o sarau, declamando poemas da antologia e apresentando, com a anfitriã Vera, o livro que então vinha a público. Uma alegria para os Poetas da Ilha participar daquela integração poética que é levada a efeito todos os meses naquele espaço e da qual temos tido a honra de participar, e ainda podermos falar do nosso Grupo A ILHA e do nosso trabalho.

A sessão de autógrafos dos Poetas da Ilha, logo após o Encontro de Poesia, foi um sucesso. Os cinco autores sentaram-se à mesa para autografar os livros e, enquanto uma parte do público comprava o livro e pegava os autógrafos dos autores, outra parte ia se servindo do coquetel que foi servido para recepcionar os leitores.

Foi uma belissima festa, com um grande público prestigiando mais este evento do Grupo Literário A ILHA. Agradecemos aos leitores amigos que prestigiaram a festa da poesia em parceria com os Poetas da Trindade, que tão gentilmente nos acolheram em seu espaço.

O livro POETAS DA ILHA será lançado, ainda, em dezembro, na Feira do Livro de Florianópolis, no Stand dos Escritores.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  Seguir Jesus exige renúncia
 
  Comunicado transito de São Bento do Sul
 
  Dia do imigrante: trabalho e inclusão financeira
 
  SANTO DO DIA:Solenidade do Nascimento de João Batista
 
  Quartas de final do Campeonato Municipal de Futebol Society
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
46140104 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA