Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Barão do Rio Branco contará com três pistas no centro de São Bento do Sul

As vagas de estacionamento serão excluídas da rua do Shopping, A mudança tem por objetivo permitir o melhor fluxo de veículos

Quarta, 10 de janeiro de 2018 15:20

 Clique para ampliar
 

A partir deste mês, mais precisamente no dia 20, sábado, o público já poderá sentir na prática uma das mudanças que surgirão na cidade com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob, que está sendo elaborado pela Prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, em parceria com Amunesc e UFSC, 

A rua Barão do Rio Branco contará com três pistas para o fluxo de veículos, e as vagas de estacionamento serão excluídas da via. 

A mudança tem por objetivo permitir o melhor fluxo de veículos, que atualmente conta com diversos trechos de lentidão e até mesmo congestionamentos. 

Todos os veículos que trafegam pela rua Felipe Schmidt (Banco do Brasil) poderão seguir sem parar para a rua Barão do Rio Branco, pois o tráfego que vem do trecho próximo ao Corpo de Bombeiros seguirá pela faixa da direita, não causando mais a parada de quem desce pela Felipe Schmidt. 

Quanto às vagas de estacionamento que serão retiradas, a justificativa para esta ação também se dá por conta de sua utilização após o término do contrato por iniciativa da empresa que possuía a concessão para a exploração dos serviços de estacionamento rotativo no município. 

Ao todo são 60 vagas que serão extintas. Estas 60 vagas poderiam atender aproximadamente 300 usuários ao longo do dia, caso a rotatividade do estacionamento fosse respeitada. 

Como isto não está mais ocorrendo desde o término da concessão do estacionamento rotativo, são apenas algumas dezenas de usuários que se beneficiam das vagas, deixando seus veículos estacionados praticamente durante todo o dia nestes locais. 

Assim sendo, prevendo uma ação positiva para a maioria da população que trafega pela região central da cidade, estas vagas serão extintas para o fluxo de veículos fluir com maior agilidade. 

Estudos para Plano de Mobilidade Urbana já produzem resultados 

O PlanMob deverá ser concluído e enviado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação de seu Projeto de Lei no mês de outubro, e algumas etapas já foram realizadas, como os seminários que contam com a participação da sociedade organizada, abordando os temas Sistema viário e tráfego; Uso e ocupação do solo;

Meio ambiente e patrimônio; Transporte coletivo e escolar; Transportes ativos e Acessibilidade; além das contagens volumétricas de veículos em diversos pontos e horários para estudos do tráfego, e ainda a audiência pública, que ocorreu no dia 5 de dezembro e contou com a participação de 80 pessoas. 

Conforme explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, engenheiro civil Luiz Cláudio Schuves, "nós estamos nos dedicando muito à construção do PlanMob desde o mês de julho. Já passamos pelas fases de coleta de dados e agora temos condições de calcular e simular diversas situações para melhorar as condições de tráfego em nossa cidade", disse. 

Dados concretos

Um dos aspectos que merecem destaque nesta fase de construção do PlanMob, é que com os dados já coletados, principalmente do levantamento de fluxo de veículos, já há condições de aplicar algumas alterações com embasamento técnico, e esta condição ficará ainda melhor na próxima fase dos trabalhos, quando a equipe da UFSC disponibilizará um software específico para simulações reais de tráfego nas vias do município. 

Schuves comentou que o software é alimentado pelos dados técnicos que foram coletados no município nesta primeira fase dos trabalhos, e com estes dados, situações reais poderão ser simuladas para a melhor aplicação prática.

"É assim que o PlanMob será construído para São Bento do Sul, com dados técnicos, concretos e estudados. Não temos espaço para achismos, o trabalho que está sendo desenvolvido é estritamente técnico e profissional", disse o secretário de Planejamento e Urbanismo. 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  Bolshoi de Joinville divulga lista de aprovados na seleção nacional
 
  Precisamos cuidar do outro que está ao nosso lado
 
  Aplicação de provas terá quatro fusos horários diferentes
 
  Mesários já podem obter Declaração de Participação
 
  MEC libera R$ 31,80 milhões para instituições federais em Santa Catarina
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
38085750 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2018 Jornal Evolução
by SAMUCA