Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo
José Kormann, Dr. (Histórias da História)

Dr. José Kormann (Histórias da História)

Historiador


Miscelânea - 22



Quarta, 16 de março de 2016 17:13

É, aí pode vir de tudo

Pode vir: história = fato sem maior valor; História = ciência; estória = invencionices; lenda = realidade com imaginação; Ciência = tudo provado; Política = pura teoria administrativa.

 

Galileu Galilei não foi o que dizem

Seria ele o inventor da luneta que já existia antes dele na Holanda e inclusive no Brasil no tempo de Maurício de Nassau e os jesuítas a usaram na China para lá, com ela, tentarem converter o imperador ao catolicismo. Galileu foi extremamente orgulhoso. Sua teoria astronômica foi cópia do Padre Nicolau Copérnico. Brigou com seus melhores defensores como o Papa e os jesuitas. Diziam que era “Agente publicitário de si mesmo”. Tal qual Miguel Servet que, metido a médico e teólogo, fugiu da Espanha para proteger-se com o reformador religioso Calvino que o mandou queimar vivo, Galileu também atacou a Bíblia esquecendo que “A experiência sem a Razão é cega e a Razão sem a Fé é oca”. Mas serviu e serve de bucha.

 

Dilma, salve o Brasil, por favor

A primeira mulher Presidente do Brasil deveria entrar na História dignificando seu nome para o bem e o orgulho de todos os brasileiros. Dilma, siga os bons exemplos dos quais há tantos por aí, como o da solução na grande crise de 1929: abaixe os impostos e até corte alguns deles, aumente os salários, faça obras públicas empregando os desempregados mesmo que isso, inicialmente, cause alguma inflação. Faça o dinheiro do Brasil ficar no Brasil e ser investido no Brasil. Não precisa ajudar; é só deixar trabalhar e dar condições. Siga os exemplos recentes do Paraguai, da Argentina e, em questões de previdência, o do Chile. Esqueça os regimes falidos que nunca deram certo. Siga os exemplos dos bons brasileiros. Há tantos e tantos por aí.

 

Ou selvagem, ou bárbaro, ou civilizado

São os três estágios pelos quais passou, e ainda passa, a humanidade. Eles nunca devem ser vistos em seu conteudo total, mas só parcialmente. Quer dizer que ninguém é totalmente qualquer um dos três, mas sempre só um deles em grau maior ou menor. Esses três são entendidos ante o progresso. O selvagem nem sabe que o progresso existe e assim ele estaciona no tempo, mas quando o conhece, o quer. O bárbaro sabe que o progresso existe, mas tem medo dele e tenta destruí-lo. O civilizado sabe que o progresso existe: o procura, aprimora e o pesquisa continuamente; mas pode cometer grandes erros ao não fazê-lo integralmente: isso causa terríveis decadências e até grandes desgraças. Ele deve ser total.

 

Cobrar dos visitantes

O Museu Imperial de Petrópolis muitas vezes já esteve parcialmente fechado por falta de funcionários e o dinheiro para pagá-los, mas geralmente há filas de visitantes entrantes e saintes, o que, por pouco que se cobrasse, renderia um bom ganho. Em vários países isso não é assim. Lá se paga pela cultura. Ela realmente é um valor real, muito caro e fundamentalmente necessário. No Brasil entende-se que o ato de fazer cultura deve ser gratuito e consumi-lo até parece ser um favor. É necessário, como tantas outras coisas mais, nesse lindo e grande País, repensar esta atitude. O povo precisa ganhar mais e gastar mais em verdadeira cultura. Digo povo. A elite já ganha e ganha muito bem. Só assim haverá progresso.

 

Espingardeou a estátua de Santo Antônio

Contou-me o amigo que foi obra de seu avô muito rico, dono de muitas terras, madeira, erva mate e muitos animais, mas que depois desse ato maluco, aos poucos, perdeu tudo e ficou sem nada. A família era muito devota de Santo Antônio. Seu avô era caçador. Caça, naqueles tempos, não faltava. Havia onças, pacas, cutias, porcos do mato, veados e outros animais terrestres e voadores. Muitos deles era necessário abater para salvar as plantações. Um cachorro bom de caça era algo precioso. Mas um ótimo cachorro do avô desaparecera. O avô pôs a estátua na varanda e mandou que ela se virasse para a direção em que o cachorro estivesse. Ela não se virou e o avô atirou nela. Diz ele que a estátua sangrou por três dias.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  São Bento do Sul nesta segunda-feira (16) teve a maior temperatura para o inverno recorde de 33,2ºC
Calor Histórico: Termômetros ultrapassam 41 graus e calor bate recorde em SC
 
  Psicodália 2020 em Rio Negrinho está ameaçado por problemas burocráticos e judiciais
 
  Interbrasil participara da Abrafati 2019
Empresa de São Bento do Sul vai estar no maior evento do segmento de tintas da América Latina
 
  ADÍLSON ANTONIO ROHRBACHER
 
  Fotos do 1º Rock Burger realizado domingo em Rio Vermelho
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
48872201 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA