Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo
Cléverson Israel Minikovsky (cleversonminikovsky@yahoo.com.br)

Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)

Advogado

Filósofo

Jornalista (DRT 3792/SC)


A ateologia



Quinta, 03 de março de 2016 17:18

Frequentando-se as igrejas evangélicas se percebe um clima de ateologia. É como se toda a teologia fosse do capeta. Como se a teologia fosse algo totalmente humano, sem Deus. A teologia até é humana, mas ela visa a meta de ser a melhor interpretação da Palavra de Deus. Penso que deveríamos cultivar o hábito do estudo da teologia entre todos os cristãos, sendo eles católicos ou evangélicos. Então vamos, lá quero partilhar com o amável leitor duas perspectivas teológicas com as quais simpatizo muito.

 

Teologia da Missão Integral

Não pode ser dito, senão toscamente, que é a versão evangélica da Teologia da Libertação, teorizada no seio do catolicismo. A Teologia da Missão Integral simplesmente afirma duas coisas: 1) que o ser humano não pode ser pensado apenas do ponto de vista espiritual, que ele é uma totalidade que abarca inclusive sua condição existencial de algo concreto e material; 2) que o cristão precisa ser cristão em todos os ambientes e não só nos círculos onde a meta é se difundir o cristianismo. Isto faz muito sentido quando se recorda que o cristão tem de ser o sal da terra e a luz do mundo. E também pensamos que o homem não consegue adorar genuinamente a Deus se não consegue em primeiro lugar dar conta das suas necessidades mais basilares, bem como as necessidades de sua família.

 

Teologia Pública

Também a Teologia Pública defende que devamos ser cristãos em todos os ambientes. Até porque o próprio Jesus Cristo pregava em lugares públicos. Então vamos pontuar três ideias: 1) viver o cristianismo em todos os ambientes, inclusive nos mais públicos; 2) fazer com que a teologia enquanto ciência cristã seja ensinada na universidade ao lado de outros ramos do conhecimento e respectivas disciplinas, e 3) fazer com que o teólogo seja um pensador das questões do nosso tempo. O teólogo precisa ser um intelectual a servir de respostas para as questões sociais e contemporâneas. Em linhas gerais, ambas as vertentes ensinam que o cristianismo e as teologias que dele decorrem não podem ser trabalhadas no gueto, só no privado e no particular.

Paz e bem!


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  São Bento do Sul nesta segunda-feira (16) teve a maior temperatura para o inverno recorde de 33,2ºC
Calor Histórico: Termômetros ultrapassam 41 graus e calor bate recorde em SC
 
  Psicodália 2020 em Rio Negrinho está ameaçado por problemas burocráticos e judiciais
 
  Interbrasil participara da Abrafati 2019
Empresa de São Bento do Sul vai estar no maior evento do segmento de tintas da América Latina
 
  ADÍLSON ANTONIO ROHRBACHER
 
  Fotos do 1º Rock Burger realizado domingo em Rio Vermelho
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
48872926 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA