Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo
José Kormann, Dr. (Histórias da História)

Dr. José Kormann (Histórias da História)

Historiador


Miscelânea - 13



Quarta, 16 de dezembro de 2015 11:21

É, aí pode vir de tudo

Pode vir: história = fato sem maior valor; História = ciência; estória = invencionices; lenda = realidade com imaginação; Ciência = tudo provado; Política = teoria e prática administrativa.

 

 Milagre de Padre Fidelis Tomelim?!

Foi um fato visto por pessoas de todos os tipos e crenças. Em 1972 Aldemir Vaz e José Alceu de Lima foram pescar de canoa no Rio Negro cheio e de águas sujas. José Alceu de Lima morreu afogado e Aldemir Vaz quase, só por tentar salvar seu amigo e cunhado. Bombeiros e outros nadadores e mergulhadores procuraram o corpo por quase dois dias. Osmail Joaquim Nunes, que praticamente nada tinha de religioso, buscou o Padre Fidelis. Muitos riam e diziam: Se os bombeiros não acham o morto como o Padre de batina o vai encontrar. Mas o Padre, em lá chegando, rezou, benzeu o rio, jogou água benta e indicou o lugar. Lá, na primeira tentativa, Carlito Olsen o tirou. A margem do Rio, em Rio Negrinho, estava cheia de gente que tudo viu.

 

O que vocês querem? Tem cama e comida!

Era assim que um pai gritava para seus filhos quando com eles havia qualquer problema. Era a única coisa que ele sabia dizer e dar a seus filhos, enquanto sua esposa, a mãe dos filhos, só pensava em seus compromissos sociais, onde ela procurava competir com outras mulheres. Dos filhos, um morreu com um tiro na cabeça; outros de vícios. Uma filha pediu que ninguém de seus familiares fosse a seu enterro. Esse pai esqueceu que um porco no chiqueiro também tem cama e comida. Só que para ele isso basta, mas que para o ser humano é necessário alimentar quatro estômagos: o físico, o social, o racional e o espiritual. Se isso não acontecer, há grave deficiência educacional. Mas esse pai era muito pobre; ele só tinha dinheiro.

 

Salário inicial para professores de R$ 9.000,00

Edson Dirksen, profundo conhecedor dos números educacionais de Santa Catarina, apresentou aos órgãos e pessoas competentes a sugestão, comprovada numericamente, que, sem gastar mais dinheiro com a educação, seria possível pagar aos docentes catarinenses um salario inicial de R$ 9.000,00 sem onerar a mais os cofres públicos e que somente para o Município de Itajaí ainda falta construir escolas públicas estaduais, mas ainda em diversos municípios, desnecessariamente, estão construindo escolas e que pagar esse salário inicial não o acharam conveniente. Concordo que os professores deveriam receber um salário bem melhor, mas que somente o melhor salário, unicamente, não seria a solução definitiva e única da educação.

 

O benefício das virtudes

Há tantas coisas que hoje são esquecidas como, por exemplo, as virtudes que todas as pessoas deveriam cultuar. Mas o que são elas? Virtude é o contrário do vício. Vício, se realmente vício, é mau costume que se tornou uma segunda natureza e como tal exige que seja atendido em seus apetites desordenados. Virtude é, assim, um bom costume que se tornou uma segunda natureza e exige, de nós, que façamos o bem, somente o bem. A virtude, como também o vício, entra na lei do “semelhante atrai o semelhante”. Ambos crescem e fazem crescer pela lei da gravidade. Vi, esses dias, num encontro de amigos, que alguém se negou a tomar bebida alcoólica e imediatamente vários não o fizeram. A virtude arrasta às virtudes; até o heroísmo.

 

Rio Negrinho, cuidado Rio Negrinho

Deus perdoa sempre; o ser humano, às vezes; a natureza, nunca. O Governador Amin certa vez disse: “Nós agredimos os rios”. Para quem conhece a História de Rio Negrinho sabe que já está praticamente incalculável o quanto este Rio e seus afluentes foram agredidos. Especialmente o Rio Negrinho tinha ao longo de suas margens enormes depósitos de águas excedentes, alhures até mesmo verdadeiros lagos por onde se deslizava de canoas e neles houve até casos de mortes por afogamentos. E não era um lago só, senão vários. Alguns até em lugares, hoje, inimagináveis. Tudo lhe foi tomado. Aonde esses rios, e não são poucos, vão pôr as suas águas? Nalgum lugar deverá ser. Talvez onde nunca pensávamos e ainda nem se pensa.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  São Bento do Sul nesta segunda-feira (16) teve a maior temperatura para o inverno recorde de 33,2ºC
Calor Histórico: Termômetros ultrapassam 41 graus e calor bate recorde em SC
 
  Psicodália 2020 em Rio Negrinho está ameaçado por problemas burocráticos e judiciais
 
   ELIAS CUBAS
 
  Interbrasil participara da Abrafati 2019
Empresa de São Bento do Sul vai estar no maior evento do segmento de tintas da América Latina
 
  HA. COMUNICAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DA Sra. HEDUVIRGES DRANKA
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
48845471 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA