Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Vem chegando o verão...



Quarta, 16 de dezembro de 2015 11:03

Após um ano de muito trabalho, há uma contagem regressiva para as férias, e para a melhor estação do ano: o verão!

Sol (assim esperamos!), descanso, festas, todos esperam ansiosos pela temporada.

Mas nessa época de calor e altas temperaturas, é importante que tenhamos alguns cuidados especiais, para que o verão seja aproveitado com saúde.

O primeiro aspecto que devemos levar em consideração é em relação a hidratação.Sempre importante para nossa saúde, ela deve ter atenção especial nessa época do ano. No verão a tendência é que as pessoas suem mais, aumentando o risco de desidratação. Por isso, beber bastante água é fundamental para manter-se saudável nessa época do ano. A água, além de hidratar, nos traz outros benefícios, como auxilio no emagrecimento (promove a saciedade, trazendo a impressão de “estômago cheio”); melhora o funcionamento do intestino e a qualidade da pele; ajuda no transporte e absorção de nutrientes (por exemplo, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B), melhora o funcionamento dos rins (prevenindo o aparecimento de infecções e cálculos renais).

Outro cuidado importante é em relação a exposição ao sol. Tomar sol é muito gostoso. E estudos mostram que tomar sol melhora a imunidade e ajuda a prevenir doenças, em grande parte devido a produção de vitamina D. No entanto, o excesso de sol tem efeitos deletérios e graves para nossa saúde. Entre os efeitos nocivos do sol, podemos destacar as queimaduras na pele, o envelhecimento precoce, acne, alergias, melasmas (manchas na pele), câncer de pele, entre outros. Como medida de prevenção, orienta-se evitar os horários com maior incidência do sol, que é das 10h as 16h, e sempre usar protetor solar. Recomendamos (como já mencionado em coluna anterior) o uso de protetores solares adequados para sua pele (fator de proteção no mínimo 30, e reaplicá-lo a cada 2 horas)

Existem algumas doenças que são mais comuns no verão. Entre elas, citamos a desidratação (cuja prevenção se faz através da ingestão de bastante líquido); insolação (exposição excessiva ao sol – previna-se evitando o sol e hidratando-se), micoses, “bicho-de-pé” (para essas duas últimas, procurar um médico caso haja algum sintoma na pele) e intoxicação alimentar (comemos em lugares diferentes, na praia, às vezes sem a devida higiene, e podemos ingerir alimentos contaminados; pode ocasionar febre, cólicas, diarréia, mal estar e vômitos. Como prevenção, evitar alimentos fora do comum, hidratar-se bastante, e procurar um médico caso não melhore).

Portanto, amigos leitores, evitem os exageros gastronômicos. Aproveitem o sol e o bom tempo para prática de atividades físicas; Ingiram bastantes líquidos; E aproveitem o momento para descansar a mente, sair um pouco da rotina e desestressar.

Aproveitem o verão sempre de bem com a vida. Antes de mais nada, curtam suas férias com alegria. O verão brasileiro coincide com o Natal e Reveillon, que são datas nas quais estamos junto das pessoas queridas. Por isso, é preciso que aproveitemos essa época bonita com nossos entes queridos, sempre com boas energias.

É importante também aproveitar para relaxar. Sair do dia-a-dia estressante, fazer coisas prazerosas, viajar, aproveitar a oportunidade para mudarmos um pouco nossa rotina. Isso faz bem para o corpo e para mente, e nos traz boas energias para começar 2016.

E se for pra exagerar, que seja nas risadas, boas companhias e bons momentos!

Um ótimo verão à todos, e que venha o sol!

Até a próxima!


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  São Bento do Sul nesta segunda-feira (16) teve a maior temperatura para o inverno recorde de 33,2ºC
Calor Histórico: Termômetros ultrapassam 41 graus e calor bate recorde em SC
 
  Psicodália 2020 em Rio Negrinho está ameaçado por problemas burocráticos e judiciais
 
  Interbrasil participara da Abrafati 2019
Empresa de São Bento do Sul vai estar no maior evento do segmento de tintas da América Latina
 
  ADÍLSON ANTONIO ROHRBACHER
 
  Fotos do 1º Rock Burger realizado domingo em Rio Vermelho
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
48872027 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA